sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Quatro rodas e um shape


O skate surgiu de uma brincadeira, por surfistas da Califórnia para os dias que o mar estivesse sem ondas. Eles juntaram rodinhas de patins com um shape (É a tábua de madeira que serve como base para as manobras), criando assim o skate, que logo iria conquistar o seu espaço tornando-se a mais nova atração entre os jovens da época.
O auge do skate foi nos anos 90 com á ajuda de Tony Hawk, um atleta que trouxe modernidade ao esporte. Com isso ele ganhou prestigio sendo até hoje lembrado através de suas manobras e até mesmo por jogos de vídeo-game.
Os brasileiros são considerados um dos melhores do mundo no skate. Geralmente fazem parte da relação daqueles que ganham a maioria dos campeonatos. E são esses esportistas do skate que se tornam exemplo para garotos que um dia sonham em chegar a ser um grande skatista.
Exemplo de disso é João Paulo(19), que viu pela primeira vez um skate na televisão. Sem muito recursos para poder comprar um skate que proporcione mais facilidade para poder fazer as manobras, João treina todos os dias em um espaço reservado para os praticantes desse esporte no Parque de Pituaçu.

"Eu sempre via uns caras fazendo várias manobras radicais na televisão. Achava maneira á forma que eles praticavam aquele esporte. Daí consegui juntar uma grana e comprei um skate de segunda mão. Hoje o skate é a minha vida”. Afirma João que pratica o esporte a cinco anos.

O único problema que João encontra em praticar o esporte é o preconceito que ainda encontra pelo caminho. Fora e dentro de casa ele considerado "vagabundo" por usar roupas largadas, falar com gírias e passar a maior parte do sempo andando de skate.

" As vezes quando estou com meus colegas na rua, vejo que as pessoas olham diferente para a gente. Já me importei muito um dia, hoje não me importo mais com o que as pessoas vão pensar de mim. A maior parte do tempo estou sim treinando, mas também dedico uma parte do meu tempo para estudar". disse João

Mesmo tendo que enfrentar alguns obstaculos, a vontade de um dia chegar a ser o melhor do mundo, permanece nos pensamentos João. Seu maior sonho é poder completar sua prateleiras com troféus.
by Juliana Querino

Nenhum comentário: